Expectativas da temporada 2022/2023 em Florianópolis

Florianópolis

Depois de dois anos de muitas restrições por conta da pandemia de Covid 19, aos poucos a rotina vai voltando ao normal. E uma época que reflete isso muito bem é a temporada de final de ano. 

A temporada de 2022/2023 tem tudo para ser uma das melhores da última década. E essa previsão já está se confirmando. 

Prova disso é que Florianópolis está no topo do ranking das cidades mais buscadas para hospedagem em plataformas de aluguel temporário. Além disso, segundo o superintendente de turismo da cidade, cerca de 2 milhões de visitantes devem passar pela capital do início da temporada de verão até o carnaval. 

Nos dias que antecederam o réveillon e na primeira quinzena de janeiro, a ocupação da rede hoteleira chegava próximo aos 100%, com números acima da média também para o final de janeiro e o mês de fevereiro. 

A grande procura pela cidade acaba por refletir e ressaltar outras questões, como a constante valorização dos imóveis na região e o investimento crescente na cidade.  

O mercado imobiliário como um todo está aquecido nos últimos meses, e Florianópolis é uma das cidades que apresenta maior valorização. 

Uma pesquisa divulgada no último ano pela Fipezap, uma das referências em pesquisas imobiliárias, mostrou que Floripa é a terceira capital do país com maior valorização no período. O indicador de venda subiu 16,13% no último ano. 

E quando falamos do mercado de luxo, os números são ainda melhores. De acordo com pesquisa da Lopes Imóveis, a valorização chegou a 150% nos últimos dois anos, o que coloca a cidade no topo da lista de capitais com maior valorização imobiliária no segmento em todo o país. 

Outro ponto relevante é a aquisição de imóveis como forma de investimento. Afinal, o mercado imobiliário apresenta boa rentabilidade e estabilidade. O que também atrai pessoas interessadas em construir patrimônio e obter rentabilidade. 

Um estudo do mercado imobiliário catarinense concedido pela Negócios SC traz informações ainda mais aprofundadas, descrevendo o perfil do comprador de imóvel catarinense. O perfil que possui maior impacto no mercado imobiliário é composto principalmente por homens de classe A e B, normalmente acima de 55 anos. Mas chama a atenção também a faixa dos 25 aos 34 anos. 

Ou seja: todos esses dados mostram que o mercado imobiliário está fortalecido, e a busca vem aumentando. Além disso, imóveis em Florianópolis são considerados uma ótima forma de investimento, afinal, a cidade passa por valorização constante e tem atraído um perfil consumidor de classe alta.