Cheiro de natureza: como fazer um jardim vertical em apartamento?

Arquitetura e Decoração

Foto: Vertical Garden/Divulgação

 

As plantas têm a capacidade de proporcionar sensações agradáveis como bem-estar e relaxamento. Instalar um jardim vertical é uma escolha por conforto e qualidade de vida, que proporciona inspirações e leva a natureza para os apartamentos. 

Além de darem mais vida ao ambiente, melhorar a qualidade do ar, limpar e purificar o espaço, os jardins verticais propiciam um toque íntimo e aconchegante que deixa o local mais bonito. As plantas também são um excelente isolante térmico e acústico porque, ao serem colocadas na parede, combatem as ilhas de calor e diminuem ruídos externos. 

A boa notícia é que, atualmente, por conta dos processos tecnologicamente avançados, esse modelo também é viável em ambientes pequenos. 

 

Afinal, o que é o jardim vertical?

Também conhecido como parede verde, é uma técnica que integra a natureza à arquitetura urbana. É uma ótima opção para quem deseja modernizar o jardim ou para quem não vive sem os encantos das plantas.

Ele fornece uma atmosfera leve e descontraída por meio da mistura de flores, plantas e ervas aromáticas que deixam o ambiente mais bonito e agradável. Independente do tamanho, do formato e da altura do seu jardim vertical, o importante é você criar um espaço que seja coerente com o tipo de plantas para que elas se desenvolvam de forma saudável. 

 

Plantas adequadas e cuidados necessários

Para que seu jardim fique incrível, é importante escolher o tipo certo de planta. Portanto, escolha espécies que estejam de acordo com as características do clima e do espaço.

Cada espécie possui uma necessidade própria relacionada à quantidade de água, quantidade de luz solar, frequência de irrigação e exposição ao vento. Além disso, você deve verificar se o formato do vaso é adequado para o tamanho e o peso das raízes.

 

Foto: Divulgação

 

Para um jardim colorido, intenso e vivo, a dica é escolher plantas e flores de diferentes tonalidades. Violetas, bromélias, jiboias, azaleias, pleomeles, suculentas, gérberas e antúrios são plantas que se adaptam bem aos apartamentos.

É importante conversar com um profissional da área para entender as melhores opções e os cuidados necessários para o seu espaço.

 

***
Com informações de
https://www.verticalgarden.com.br/
https://minhacasaminhacara.com.br/
https://blog.arquitetodebolso.com.br/