As tendências de decoração que estarão em alta em 2022

Arquitetura e Decoração

Foto: Divulgação / Spacejoy on Unsplash

 

Se você está redecorando ou em mudança, não pode deixar de conhecer as  principais tendências que vão marcar presença em 2022. De todas as previsões, algumas se destacam e chegam para ficar. Outras retornam de anos anteriores e mostram a sua força. 

Não é nenhuma novidade que a pandemia está influenciando o comportamento das pessoas, despertando novas necessidades e reflexões. Ainda veremos por muitos meses o resultado direto dessa influência em produtos lançados no mercado e na forma como as pessoas estão consumindo.

Quer saber como esse novo comportamento é representado na estética da decoração de 2022? Continue a leitura para conferir!

 

Foco no bem-estar e no conforto

Transmitir a sensação de casa, conforto, bem-estar e aconchego é uma das principais tendências da decoração. Através de cores neutras, como tons pastel, creme, marrom e variações, a estética fica completa quando brinca com a praticidade de móveis versáteis, que podem ser usados para compor ambientes em diversas situações. O uso de materiais naturais, e objetos com linhas retas e orgânicas, concluem o visual aconchegante. 

 

Minimalismo repaginado

O minimalismo é um estilo que está presente nas listas de tendência dos últimos anos, mas de uma forma mais fria e impessoal. Em 2022, aparece repaginado através de cores mais acolhedoras e suaves, em tons de bege e cinza. 

Um dos reflexos do minimalismo na decoração são os ambientes integrados e em conceito aberto, que ganham cada vez mais força. O conceito aberto busca aproveitar melhor todas as áreas da residência, trazendo uma sensação de amplitude e a promessa de espaços mais funcionais. Geralmente, engloba a cozinha, sala de estar e de jantar – transformando essas áreas em um único ambiente aconchegante, que busca conectar as pessoas. 

 

Home office prático, versátil e confortável

Poucas pessoas não transformaram a sala de casa em uma sala de reunião em 2020 e 2021. Logo, a decoração de casa também precisou ser adaptada para receber um espaço para o escritório. 

A tendência para 2022 é dar uma maior atenção ao home office, com espaços estéticamente agradáveis, confortáveis e bem iluminados, que se encaixam na rotina da casa. Ao mesmo tempo, busca-se móveis e espaços multifuncionais e práticos, que possibilitam que o uso das peças seja adaptado para várias situações.

 

Retorno à natureza

Uma necessidade que a pandemia despertou foi a de estar ao ar livre e próximo da natureza. Em uma tentativa de reconexão com os ambientes abertos, encontramos nas texturas e nos têxteis formas para trazer os elementos da natureza para dentro de casa. Pedras, mármores e madeiras claras são aplicados na decoração e nos móveis, junto ao linho, algodão e a cerâmica. 

Com mais tempo em casa, as pessoas também descobriram novos hobbies, e a “jardinagem doméstica” foi um deles. Muitos adotaram plantinhas para os seus lares, transformando a decoração de casa com o verde natural e vasos mais rústicos e diferenciados. Além de alegrar o ambiente, a jardinagem também é uma atividade terapêutica. 

Duas apostas são certeiras para ter em casa e complementar a decoração: ​​as plantas zamioculcas e as suculentas. Porém, existem vários tipos de plantas que se adaptam aos mais variados ambientes. Nossa dica é pesquisar e entender como cada espécie se encaixa na sua rotina e nas características do seu lar. 

 

Trésor Résidence em Jurerê Internacional

Foto: Trésor Résidence – empreendimento entregue pela Unique em Jurerê Internacional

 

Os empreendimentos da Unique são pensados para você viver com áreas de lazer completas à disposição: praças arborizadas, piscinas e tendas, quadras esportivas, academia, playground, salão de festas e espaço gourmet.

 

Com informações de:
https://vogue.globo.com/Vogue-Gente/noticia/2021/05/quais-sao-tendencias-do-decor-para-2022.html
https://decorstyle.ig.com.br/5-tendencias-de-design-de-interiores-e-decoracao-que-voce-deve-ficar-de-olho-para-2022/
https://abcasa.org.br/as-principais-tendencias-de-decoracao-de-2022-que-voce-precisa-conhecer/