Foto: Allen Taylor/Unsplash
Com aulas suspensas em escolas de todo o país, privados do contato com amigos, professores e avós, os filhos demandam atenção redobrada. Afinal, como distraí-los em casa, além dos aparelhos eletrônicos, gastar a energia e incentivar a criatividade, estreitar laços familiares, preservando a saúde e a segurança dos pequenos?
Tudo depende da idade. Os maiores estão tendo aulas online e, normalmente, têm maior maturidade para compreender o momento. Por sua vez, os menores não entendem a reviravolta em suas vidas e tendem a exigir muito mais dos pais. Por isso, separamos brincadeiras e dicas de atividades para manter e educar os filhos em casa.
- Caça ao tesouro: distribua pistas pela casa, de acordo com a idade da criança, estimulando sua curiosidade. O “tesouro” pode ser algo que ela goste, como um doce, ou outra atividade (a leitura de histórias, por exemplo). Use a imaginação!
- Árvore genealógica: selecione algumas fotos e monte uma árvore genealógica da família com seu filho. Você pode até emoldurar em um lindo quadro e decorar a parede da sua casa. Além de ensinar sobre o valor da família, essa brincadeira gera uma recordação marcante desse momento e de todas as pessoas que são especiais para vocês.
- Horta caseira: mesmo que você more em apartamento, é possível cultivar uma pequena horta, na varanda ou em outro local onde as plantas recebam luz solar. Opte por temperos utilizados em casa. Ensine a importância de regar os vegetais e deixe que ela tenha essa responsabilidade. Para crianças menores, que tal plantar feijões no algodão? Assim ela acompanha todo o desenvolvimento do broto.
- Ensaio fotográfico: hoje em dia todo mundo tem uma câmera de boa qualidade no celular, então por que não aproveitar esse recurso e começar uma brincadeira de ensaio fotográfico? Enquanto uma criança tira foto, as outras podem montar os cenários e fazer poses divertidas. Para deixar tudo ainda mais animado, separe alguns acessórios coloridos, fantasias e looks chamativos. Coloque um lençol ou qualquer tecido de cenário e diga xis!
- Circuito de obstáculos: vamos mexer o corpo? Crie um circuito dentro de casa, usando objetos simples como corda, bola e almofadas. Proponha desafios, como andar sobre a corda (no chão mesmo) sem desequilibrar, pular com um pé só, passar por baixo de uma mesa… Além de entreter, o circuito é uma estratégia para promover a psicomotricidade, o equilíbrio e o raciocínio.
- Stop!: no Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra. Quem acabar primeiro grita “Stop!”.